Programação Matemática

Prof. Marcos

 

 

Bem vindo à página da disciplina “Programação Matemática.”

 

Neste local você encontra o material de apoio para o estudo e desenvolvimento das atividades da disciplina. É necessário ter instalado o Adobe Reader para visualizar os arquivos no computador. Recomenda-se imprimir todo este material. A Internet está repleta de excelentes bons materiais sobre Pesquisa Operacional. Lembre-se: o Google é seu amigo.

 

 

Calendário de provas:

 

P1: 14/out

P2: 02/dez

PS: 09/dez

EX: 16/dez

Notas de aula

 

Este material compreende apenas um roteiro básico de estudo da disciplina. Consulte a bibliografia sugerida para adquirir mais informações sobre os conceitos apresentados.

 

0. Apresentação

1. Introdução à Programação Linear

2. Modelagens e formulações

3. Resolução gráfica de problemas lineares

4. O Método Simplex

5. Dualidade

6. O Método Simplex Revisado

7. Análise de sensibilidade

 

 

Horário de aulas:

 

3ª feira, 21:10-22:50

4ª feira, 19:15-20:55

Atividades práticas

 

Aqui você encontra as listas de exercícios e outras atividades práticas referentes a cada assunto.

 

1. Introdução à Programação Linear

2. Modelagens e formulações

3. Resolução gráfica de problemas lineares

4. O Método Simplex

5. Dualidade

6. O Método Simplex Revisado

7. Análise de sensibilidade

 

 

Material adicional:

 

Dash Optimization:

Xpress-IVE Student Edition.

 

Exemplo de arquivo em Mosel

Bibliografia sugerida

 

• Murty, K. Linear and Combinatorial Optimization. New York: John Wiley & Sons, 1976.

Chvátal, V. Linear Programming. New York: W. H. Freeman & Co., 1983.

• Bazaraa, M. S., Jarvis, J. J. e Sherali, H. D. Linear Programming and Network Flows. New York: John Wiley & Sons, 1990.

• Hillier, F. S. e Lieberman, G. J. Introdução à Pesquisa Operacional. São Paulo: McGraw Hill, 2006.

• Arenales, M. N., Armentano, V. A., Morabito, R. e Yanasse, H. Pesquisa Operacional. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

• Taha, H. Pesquisa Operacional. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008.

 

MAP©2009